Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
Enquerte
O que você acha deste site?
Péssimo
Ruim
Médio
Regular
Bom
Ótimo
excelente
Super Fenomenal
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (333 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...






Total de visitas: 96927

CURIOSIDADES SOBRE A BANANA

CURIOSIDADES SOBRE A BANANA

BANANEIRA

                   BANANA

Símbolo dos países tropicais e muito conhecida no mundo todo, a banana é a fruta mais popular do Brasil. Embora não seja nativa do continente americano, adaptou-se muito bem ao nosso solo e clima e transformou-se num dos principais produtos de exportação do país. A bananeira é uma planta de caule subterrâneo, que se desenvolve em sentido horizontal, e do qual surgem as folhas. Estas crescem para fora da terra, formando o falso tronco da bananeira. Apenas uma vez na sua vida, cada caule falso dá um ramo de flores, que, aos poucos, vai se transformando num cacho de bananas. 0 cacho é formado por pencas de frutas que, ao todo, podem chegar a somar até duzentas bananas. Depois de ter produzido o cacho, outro pé começa a crescer do rizoma subterrâneo e dele nascerá o próximo cacho. Existem cerca de cem tipos de banana cultivados no mundo todo, porém os mais conhecidos no Brasil são:

Banana-nanica (banana d'água, banana-da-china, banana-anã ou bananachorona): tem casca fina e amarelo-esverdeada (mesmo na fruta madura) e polpa bastante doce, macia e de aroma agradável. Cada cacho tem por volta de duzentas bananas;

Banana-prata (banana-anã-grande): fruto reto, de até 15 cm de comprimento, casca amarelo-esverdeada, de cinco facetas, polpa menos doce que a da banana-nanica, mais consistente, indicada para fritar;

Banana-maçã (banana-branca): de tamanho variado, pode atingir, no máximo, 15 cm e pesar 160 g. É ligeiramente curva, tem casca fina, amarelo-clara, e polpa branca, bem aromática, de sabor muito apreciado. Recomendada como alimento para bebês, fica muito gostosa amassada e misturada com aveia, biscoito ralado ou farinhas enriquecidas;

Banana-da-terra (banana-chifre-de-boi, banana-comprida, pacovão): são as maiores bananas conhecidas, chegando a pesar 500 g cada fruta e a ter um comprimento de 30 cm. É achatada num dos lados, tem casca amarelo-escura e polpa bem consistente. Só pode ser consumida assada, frita ou cozida;

Banana-de-são-torné (banana-curta, banana-do-paraíso): há dois tipos, que se diferenciam apenas na cor da casca - roxa ou amarela. São pouco apreciadas, devido à polpa amarela e ao cheiro muito forte. Recomenda-se consumi-Ias cozidas, fritas ou assadas;

Banana-ouro (iniajá, banana-dedo-de-moça, banana-mosquito, banana-imperador): é a menor de todas as bananas, medindo no máximo 10 cm. Tem forma cilíndrica, casca fina de cor amarelo-ouro, polpa doce, de sabor e cheiro agradáveis. É muito usada para fazer croquetes;

BANANAA banana é uma fruta de alto valor nutritivo. É muito rica em açúcar e sais minerais, principalmente cálcio, fósforo e ferro. Também contém vitaminas A, B1, B2 e C. Fácil de digerir, pode ser dada às crianças a partir dos 6 meses de idade. Como quase não tem gordura, é indicada nas dietas baixas em colesterol.

Se a banana vai ser consumida imediatamente, compre a fruta com casca bem amarela e pequenas manchas marrons, de aspecto firme, sem partes moles ou machucadas e que não tenha as pontas verdes. Se a banana não vai ser consumida logo, dê preferência às que estão ainda ligeiramente verdes. Para acelerar o amadurecimento da fruta, embrulhe em folhas de jornal. Para retardar o amadurecimento, compre a banana em pencas, pois as destacadas ficam maduras mais depressa.

A banana deve ser conservada em lugar fresco e seco. Não é aconselhável guardar na geladeira, pois ela perde o sabor e se deteriora com multa facilidade. Se quiser guardar bananas já descascadas, coloque dentro de um recipiente que possa ser bem fechado e mantenha em lugar seco. Para evitar que fique escura, pingue algumas gotas de limão.

 

Agora que você já conhece algumas particularidades dessa planta, vamos para mais uma curiosidade:

você sabe o porquê desse fruto amadurecer tão rapidamente? 

A resposta é a seguinte: a banana libera um hormônio vegetal chamado etileno. Esse gás é responsável por acelerar a maturação do fruto. Assim, se deixamos muitas bananas reunidas, ou colocarmos esse fruto, ainda verde, em recipiente fechado; os mesmos amadurecerão rapidamente, em virtude da ação do etileno. Quanto a isso, uma curiosidade é que a banana-prata é a que fica madura com mais facilidade, justamente pela alta liberação desse hormônio vegetal, após a sua colheita.

 

A banana é rica em carboidratos, sais minerais e vitaminas; e possui poucos lipídios. Sua composição faz com que seja um alimento muito saudável, capaz de:

 

- Prevenir a depressão, já que possui triptofano, capaz de estimular a produção de serotonina;
- Regular a glicose sanguínea, graças à vitamina B6;
- Prevenir a anemia, porque contém ferro;
- Reduzir os riscos de derrame, e a pressão alta, por conter potássio;
- Regular o intestino, graças às suas fibras e lipídios.
- Aliviar azias e enjoo, agindo como antiácido natural.

 

Além disso, para muitos adeptos da medicina alternativa, sua casca pode ser aplicada diretamente na pele, para acelerar a cicatrização de machucados, picadas de mosquitos, e para a eliminação de verrugas. Essa parte da banana também pode ser utilizada na culinária, para a fabricação de doces, bolos, pães e alimentos salgados.

Gostosa e fácil de comer – a fruta vem protegida por uma casca simples de abrir – ela é rica em potássio, mineral fundamental para o bom funcionamento dos músculos.
Mas a inimiga número 1 das cãibras tem outras funções interessantes. Confira.

bananaCasca cicatrizante

A parte interna da casca da banana verde contém uma substância com poder cicatrizante – a leucocianidina. Por conta disso, é muito popular a recomendação de passá-la sobre a pele, em queimaduras e feridas leves, e também em fissuras nos mamilos causadas pela amamentação.
A nutricionista Joana Lucyk, da Clínica Saúde Ativa, de Brasília (DF), no entanto, faz um alerta: a eficácia não tem comprovação científica e, muitas vezes, o risco do benefício não vale a pena “Estimular a cicatrização com a casca interna da banana pode favorecer o início de um processo infeccioso por causa do contato da pele com a casca externa, que muitas vezes carrega micro-organismos” frisa.


CACHOParceria contra ressaca

A banana é fonte de carboidratos e vitaminas do complexo B, compostos essenciais para metabolizar o álcool. Portanto, quando for a uma festa e exagerar na dose, inclua a fruta no café da manhã. “Na verdade, as frutas em geral ajudam a ‘curar’ a ressaca”, avisa Joana. Ainda segundo a nutricionista, além de apostar em nutrientes que ajudam a desintoxicar, deve-se caprichar na hidratação.

 

 

 

Ajudinha no bom humor

Segundo um estudo realizado em 2007 pelo Instituto de Pesquisa de Alimento e Nutrição, nas Filipinas, ingerir de duas ou três bananas por dia seria uma ótima maneira de combater a depressão. O responsável por essa façanha, de acordo com os cientistas, seria um composto chamado triptofano, que estimula a produção de serotonina (neurotransmissor relacionado às sensações de saciedade e bom-humor).

Apesar de ser muito cedo para afirmar que a fruta é eficiente contra a depressão, pelo menos dá para comemorar o fato dela ser bem abastecida com triptofano e vitaminas B6, B9 e B12. De acordo com a nutricionista Joana Lucyk, essas substâncias são muito importantes durante a tensão pré-menstrual (TPM), já que nesse período os níveis de serotonina costumam estar em baixa.

bananaVerde bom para a saúde

Durante o processo de maturação, a banana sofre modificações significativas em sua composição química. Para se ter ideia, de 12% a 20% do amido resistente (AR) presente na fruta vai embora, dando lugar aos açúcares solúveis – com predominância da sacarose. Uma pena, pois esse composto é ótimo para a saúde (principalmente a do intestino)! Isso porque ele é um tipo de fibra insolúvel, que resiste à digestão e absorção no organismo e ajuda no desenvolvimento de bactérias boas para a flora intestinal – uma propriedade importantíssima para quem sofre de prisão de ventre e diverticulite (inflamação do cólon), por exemplo.

“O amido resistente, como fonte de fibra proveniente da banana verde, também faz o volume fecal aumentar e dissolve compostos potencialmente tóxicos e cancerígenos”, conta Magda Taipina, nutricionista do IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares), na capital paulista. Por isso, ele é visto como um grande aliado na prevenção contra o câncer de intestino.

A nutricionista ainda lembra que a presença do amido no organismo favorece a formação dos ácidos butírico e propiônico. “O primeiro é um protetor das células do intestino e, por isso, também ajuda a reduzir as chances de surgimento de câncer. Já o segundo é conhecido por inibir a síntese de gorduras, diminuindo os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e protegendo contra doenças coronarianas”, explica.

Não se pode esquecer que os consumidores de amido resistente correm menos risco de desenvolver obesidade e diabetes. Isso porque o organismo não consegue digeri-lo e absorvê-lo completamente, o que evita a liberação de altas taxas de glicose no sangue.

BANANAS

versatilidade

Antes que comece a comprar só banana verde, um aviso: não é necessário (e muito menos prazeroso!) consumi-la in natura para conseguir os benefícios do amido resistente. “Pode-se utilizar a polpa e a farinha da fruta verde em inúmeras preparações, como sucos, maionese, pão, biscoitos, feijão, etc. Até produtos industrializados podem ser encontrados, como o macarrão de banana verde”, conta Magda, garantindo que o sabor das receitas só rende elogios.